Primeiros passos da vida em Vancouver


Mudar de país é um grande desafio e logo no começo a lista de coisas para fazer é enorme. Documentação, conta bancária e vários outros detalhes que precisamos resolver para começar essa nova fase. Para facilitar a vida de quem está vindo para Vancouver segue a lista dos primeiros passos de um recém chegado na cidade:

Conta Bancária

Para começar, você vai precisar de uma conta no banco, certo? Para abrir conta no Canadá é necessário levar seu Passaporte, um segundo documento de identidade (pode ser o seu RG ou Carteira Nacional de Habilitação Brasileira); um comprovante de residência canadense e um visto válido, que pode ser de trabalho, visitante ou estudo.

São diversas opções de bancos mas os cinco mais famosos do país são:

  • Royal Bank of Canada (RBC)
  • Toronto-Dominion Bank (TD)
  • Bank of Nova Scotia (Scotiabank)
  • Bank of Montreal (BMO)
  • Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC)

No nosso caso escolhemos o BMO basicamente porque achamos a identidade visual mais bonita (hahaha) e tinha um bem perto do nosso apartamento. Não tem muitas diferenças na hora de escolher um banco, todos são muito parecidos, mas vale a pena visitar os sites e avaliar se algum deles oferece um serviço ou produto que seja mais relevante para você.

Se você conseguir pedir um cartão de crédito logo na chegada e for aprovado é uma boa estratégia pois vai ajudar a construir o seu Credit Score no país.

Credit Score é a pontuação de crédito, um sistema muito utilizado na América do Norte para medir a reputação financeira de alguém perante as empresas. Quanto maior o Credit Score melhores são as opções de financiamento e mais baixos os juros para aquela pessoa.

Documentos

Ao sair do Brasil o passaporte passa a ser seu documento mais valioso, então todo cuidado é pouco para que nada aconteça – por isso assim que chegar em Vancouver faça a solicitação do seu BCID, o documento de identidade válido para residentes da província de British Columbia.

Para fazer o seu basta ir até uma unidade do ICBC (Departamento de Trânsito) levando os seguintes documentos:

  • Study ou Work Permit (o documento original)
  • Passaporte 
  • Um segundo documento de identidade, como o RG Brasileiro ou Habilitação. Esse documento deve conter foto e assinatura.

O BCID custa $35 dólares e o documento será enviado pelo correio no período de 4 a 6 semanas.

Também é possível solicitar a habilitação e fazer a “equivalência” da CNH Brasileira. O motorista precisa ter no mínimo 2 anos de experiência válida e será preciso fazer um teste escrito e um teste prático, o processo custa cerca de $70CAD no total mas demora um pouco por conta do agendamento das provas.

Plano de Celular

O próximo passo é ativar um plano para o celular. Não tem muito segredo, basicamente basta ir até uma loja da operadora com o passaporte em mãos. As empresas mais famosas são:

  • Freedom
  • Tellus
  • Bell
  • Rogers
  • Fido
  • Chatr

Existem muitas opções interessantes de planos pós pagos para quem deseja aproveitar e comprar um celular novo, dessa forma você paga o aparelho em “parcelas” junto com o valor mensal do plano escolhido. Os valores variam de $30 a $100 dependendo da empresa escolhida e do que está incluso.

A minha escolha foi pela Freedom Mobile, que era uma das opções mais interessantes em custo/benefício: 12GB mensais por $55CAD – o plano custa $65 mas eles me deram $10 de desconto por mês.

Social Insurance Number

Esse é o documento mais importante dessa lista e precisa ser feito logo na chegada. É com o seu SIN Number que será feito o “imposto de renda” do Canadá e ele também funciona como “carteira de trabalho”.

Eu achava que era um documento mesmo, mas na verdade é apenas um número que vem impresso em um papel. Para solicitar basta ir até algum Service Canada e o SIN é emitido na hora – basta levar o visto(permit), comprovante de residência e passaporte.

Por motivos de segurança o SIN Number não deve ser enviado para ninguém além do seu empregador.

Apenas pessoas com permissão de trabalho podem solicitar um SIN Number, ou seja, não é válido para turistas ou pessoas com Study Permit sem permissão de trabalho (curso de idioma).

Plano de Saúde

Por último, porém não menos importante, o seguro de saúde. Cada província tem o seu e aqui em British Columbia ele é chamado de MSP. Hoje em dia mesmo sendo público é cobrada uma taxa mensal porém a partir 1º de janeiro de 2020 o serviço será gratuito.

Para ter acesso ao serviço é necessário solicitar o BC Services Card preenchendo esse formulário online. O cartão é gratuito e será enviado para o endereço cadastrado, porém existe uma carência de 90 dias para utilizar os serviços – ou seja, é altamente recomendável contratar um seguro viagem para os primeiros 3 meses no país.

Quer fazer um orçamento de Seguro Viagem? Envie email para info@2easytravel.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *