Nosso primeiro apartamento em Vancouver (Downtown)


Alugar um apartamento em Vancouver direto do Brasil sem nunca ter visitado a cidade antes pode ser um desafio bem complicado e perigoso por conta dos muitos golpes de aluguel que são comuns na América do Norte.

Nossas únicas exigências para o primeiro apartamento em Vancouver eram: um prédio novo, pet friendly e relativamente bem localizado, de preferência Burnaby ou New Westminster. Os prédios antigos por aqui costumam ter carpete e acabamentos que não me agradam muito, por isso a exigência por apartamentos mais novos.

Mas jamais imaginaríamos conseguir um apartamento no centro de Vancouver com uma das vistas mais lindas da cidade! E isso só foi possível por conta do pessoal da Van Sweet Home – uma empresa feita por Brasileiros que ajuda pessoas a alugarem seus apartamentos antes mesmo de chegar no país. Eles visitam os imóveis, enviam fotos/vídeos das opções e cuidam de toda a papelada. Recomendo demais!

No nosso caso eles indicaram o prédio The Lauren localizado em West End, um dos bairros mais famosos do centro de Vancouver. O prédio é bem novo mas o aluguel passava um pouco do valor que estava no nosso planejamento. Porém, depois de muito avaliar, não iria compensar reservar um AirBnb para procurar moradia depois de chegar na cidade pois os valores seriam extremamente altos (um mês de AirBnb em Vancouver pode custar mais de 15 mil reais!).

Uma curiosidade é que muitos dos aluguéis no Canadá são administrados pelo próprio prédio e não pelos donos dos apartamentos, então a aplicação do aluguel não tem que passar por aprovação de um proprietário e sim de uma empresa/construtora do imóvel.

Solicitamos mais informações sobre o apartamento e adoramos tudo: a localização, o prédio, a estrutura… então decidimos fechar o contrato. Basicamente preenchemos alguns formulários e enviamos para o pessoal da Van Sweet Home nossos documentos junto com um comprovante financeiro (estratos bancários). No dia seguinte já recebemos a confirmação de que fomos aprovados e poderíamos nos mudar no dia 01 de Novembro de 2018 (os aluguéis aqui começam sempre no primeiro dia do mês). O nosso vôo chegava dia 31 de Outubro pela manhã, então pegamos apenas uma noite em um hotel no centro de Vancouver.

No dia seguinte, o pessoal da Van Sweet Home nos ajudou com todo o procedimento de entrada no apartamento, que foi bem simples – levamos um cheque com o primeiro aluguel e o depósito de segurança.

Além disso foi preciso entregar a apólice do seguro do apartamento. Aqui no Canadá o inquilino precisa ter um seguro para poder entrar no imóvel. Fizemos o nosso online pela empresa BCAA e custou $35CAD mensais.

Com tudo isso resolvido pegamos finalmente as chaves! Para minha surpresa, descobri apenas nesse momento que o apartamento ficava no vigésimo sexto andar e quando abri a porta me deparei com essa vista:

A vista para as montanhas de North Vancouver, Stanley Park e os prédios de Downtown.

Vamos falar de valores?

Quem está planejando morar em Vancouver com certeza já ouviu falar que os aluguéis aqui na região são bem caros, principalmente quando comparado com as cidades menores do Canadá.

O aluguel do nosso apartamento de um quarto em West End era $1950CAD + $150CAD pela vaga do estacionamento, totalizando $2100CAD por mês.

Mas pela localização: próximo do Stanley Park, poucos minutos da praia de English Bay e ao lado do centro, valeu a pena cada centavo do aluguel. Além disso também pagamos meio aluguel ($975CAD) de depósito de segurança + meio aluguel pelo Pet Deposit (também $975CAD) – um depósito para cobrir qualquer estrago que os animais de estimação possam fazer no apartamento.

Uma coisa legal dos apartamentos no Canadá é que já contam com a cozinha completa, então você não precisa se preocupar em comprar fogão, geladeira e outros eletrodomésticos que podem pesar muito no orçamento inicial.

O apartamento veio sem mobília então compramos todos os móveis – mas como o espaço era bem pequeno acabou não precisando de tanta coisa assim.

E esse foi o nosso primeiro lar no Canadá! 🙂

Já nos mudamos desse apartamento para outro local, porém a experiência de viver em Downtown foi extremamente positiva para nós. Como um casal recém chegado no país fez toda a diferença estar localizado bem no coração da cidade e poder aproveitar para conhecer essa região.

Recomendo muito qualquer bairro em Downtown Vancouver para quem está chegando na cidade se o valor do aluguel couber no orçamento inicial, afinal por lá é possível fazer tudo a pé o que também gera uma boa economia em gastos com transporte público. Além disso, as principais escolas de inglês e alguns Colleges estão localizados por lá.

Hoje em dia estamos morando em uma região um pouco mais afastada do centro e em outro post conto para você todos os detalhes, vantagens e desvantagens. 😉


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *